05 julho, 2012

Essencial:mente

Derivado de essência, essencialmente é o âmago magno da origem de tudo aquilo que existe. Contudo, nos confins das suas hierarquias, outrora nascera, de seu ventre, um fruto tirano.
"Ali veríeis galante, assim pelo corpo como pelas pernas, que, certo, assim parecia bem" - viria a anunciar o tão esperado vocábulo, de formosa construção, tão humilde e tão voraz.
Cresceu, fumou, sorriu, chorou, saltou, berrou e roubou. Como vocábulo de origem, seu Deus lhe dera oportunidade de experimentar seus semelhantes, e eis o resultado já escrito. Criado estava, Essencial, à imagem e semelhança de seu Deus, o majestoso dicionário, e possuía aquilo que seus "irmãos" não continham nas suas características vocabulares.
Semente amaldiçoada, cedo viria a influenciar. Sua tarefa terminada, pelas linhas familiares suas consequências criou. Mas, seu destino tinha gravado até sangrar que uma roxa magia o iria regenerar, não naquelas pequenas linhas, mas num horizonte imaginário a esses sujeitos escritos.
"Façamos o Homem à imagem e semelhança de Essencial", e sucesso pretendido, garantido e registado. Num recheado leque de opções, erro fatal, esse criador. Outrora se vivera num mundo puro, livre, sem leis, palavras e seu Deus; máquinas mágicas, invenções e pó de fada, e tudo palpitou um "adeus".
Essencial, o mestre, cresceu; surgiu, portanto, o Mente. Criatura estranha, deveras. Questionado sobre o que eventualmente seria, afirmou ser a consciência de Essencial, ou a inconsciência, ou as duas coisas. Por certo, nunca se concluiu qual a sua verdadeira utilidade, mas certamente essa não seria uma prioridade divina.
Enquanto isso, no mundo das criaturas de carne e osso, do Homem, digamos, também uma consciência foi criada. Essa não foi questionada, não haveria necessidade; afinal, foi criada à imagem, semelhança (e consciência) de um Deus, é óbvia a sua perfeição. Mente essa que evoluiu, no entanto, mas cujo nome "Mente" se transformou. Afinal, esse Deus não era tão deus, sua Mente continuou a mesma, e aí o aluno superou o mestre.
Mas, apesar de toda essa alegria, nenhuma semente se perde por completo, eis que aqui importa remeter-se a essência, a denominação. Se és Homem, e se tens consciência, não te martirizes, porque "Mente" é algo que te acompanha sempre.
Se há alguém que se deve chicotear e martirizar é, sem dúvida, o Essencial. Ai que malvado que esse menino foi.

Sem comentários:

Enviar um comentário